A Solução


 

Em termos pragmáticos combateremos a pobreza extrema e a fome, promovendo a criação e o desenvolvimento sustentável de empreendimentos comunitários. Iniciamos nossas atividades com a criação de uma cooperativa de produção de alimentos.

O projeto inicial – A Cooperativa de Produção de Alimentos

O objetivo inicial desta é produzir alimentos para abastecer a demanda alimentar interna. Com o crescimento da produção, o que exceder a demanda interna será comercializado de forma a gerar renda para as cooperadas. Os preços dos produtos a serem comercializados serão compatíveis com o poder aquisitivo das pessoas vivendo em comunidades carentes próximas, de forma a favorecer a integração social das cooperadas com estas comunidades, além de facilitar o acesso de outras pessoas em situação de pobreza extrema a uma alimentação saudável, contribuindo assim para a resolução do problema da fome interna e externamente à cooperativa.

O projeto valorizará a agricultura orgânica, uma vez que esta, além de ser ambientalmente correta, gera alimentos de alto valor nutritivo com maior impacto positivo na saúde dos consumidores.

A cooperativa promoverá a coleta seletiva nas comunidades, incentivando a redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos. Seremos um dos raros locais com água potável na região, nossa idéia é fornecer água potável para as comunidades em troca da separação do lixo. Tais resíduos serão direcionados a instituições ambientais que realizam a reciclagem destes materiais. Os que forem de origem orgânica serão utilizados na produção de adubo para a agricultura orgânica(compostagem) da própria cooperativa

 

Todas as atividades serão desenvolvidas dentro de um processo pedagógico contínuo, de forma a desenvolver habilidades pessoais e profissionais dos cooperados.

Visando o empoderamento, a maximização dos resultados e a melhoria da qualidade de vida imediata das comunidades da região, o projeto da cooperativa será composto de um espaço pedagógico e um espaço comunitário. No primeiro as cooperadas receberão aulas teóricas e práticas sobre produção alimentar(criação de animais, hortas e compostagem).  No segundo elas terão a oportunidade de botar em prática, de imediato, o conhecimento adquirido e em maior escala.

No processo pedagógico também haverá aulas de comércio e gestão, de forma a tornar os cooperados capacitados respectivamente a identificarem mercados para direcionar melhor suas produções e a gerirem inteligentemente os recursos que entrarem na cooperativa, garantindo a distribuição coletiva dos resultados.

O projeto iniciou suas atividades na cidade de Mombasa no Quênia, envolvendo 50 mulheres em situação de pobreza extrema, portadoras do HIV, vítimas de discriminação, abandono e exclusão social.

Custos

Os custos iniciais do projeto foram calculados em R$120.000,00 reais, envolvendo custos com terreno, instalações pedagógicas, capacitações,  implantação das unidades produtivas alimentares, alimentação das cooperadas e custos com materiais e despesas gerais da cooperativa.

 

Resultados esperados

Acreditamos que com empreendimentos comunitários desenvolvidos dentro dos princípios de desenvolvimento sustentável estaremos atuando em toda a problemática que envolve a pobreza extrema e a fome além de contribuir com um impacto positivo em todos os 7 primeiros Objetivos de Desenvolvimento do Milênio .

 O Oitavo Objetivo

PARA FORTALECERMOS UMA PARCERIA GLOBAL PELO DESENVOLVIMENTO PRECISAMOS DE VOCÊ!!

A união de forças entre Africanos e as pessoas de diversas parte do mundo que contribuírem pra a implantação deste projeto, contribuirá para o cumprimento deste objetivo

OS BRASILEIROS NÃO SERÃO CÚMPLICES DAS MORTES DESSAS PESSOAS INOCENTES POR ESSE ABSURDO DE PROBLEMA QUE É A FOME

MUDAREMOS O RUMO DESSA SITUAÇÃO CONTRIBUINDO PARA O CUMPRIMENTO DOS 8 ODM EM CONJUNTO!!

E você fará parte dessa história!!

O projeto é apoiado no Brasil pela Associação Saúde Solidária, o que permite que sua doação seja institucional. Pessoas físicas e jurídicas que contribuírem para a realização do projeto receberão um recibo de doação pela Saúde Solidária e poderão acompanhar o andamento da cooperativa por este site. Neste também serão divulgados os relatórios financeiros do projeto.

As empresas que contribuírem para a implementação da cooperativa serão consideradas Empresas Parceiras sendo a lista completa destas e suas logomarcas, divulgadas aqui na guia Empresas Parceiras.

Sua colaboração irá fortificar o Movimento Contra Fome na África, que num futuro próximo será expandido para o mundo todo.

Na guia Como  Ajudar você encontra mais informações sobe como proceder para realizar sua doação.

Agradecemos a todos que acreditam no projeto e que estão transformando-o em realidade!!