Por que na África?


Algumas pessoas nos questionam por que não fazemos esse tipo de trabalho aqui no Brasil, já que também tem muitas pessoas passando fome por aqui. Em nossa página no Facebook, uma pessoa comentou: 

milhares abaixo do nivel de pobreza no Brasil e vcs preucupados com a Africa

Artur Ribas, presidente da Associação Saúde Solidária,  respondeu esse comentário explicando as razões:

 

Primeiro. Acredito que quem faz esse tipo de comentário ou já faz ou gostaria de fazer alguma coisa pelo seu país. Convido aqui essas pessoas a compartilharem suas experiências de ajuda ao próximo ou até mesmo gostaria de ter a honra de sua participação em nossa ONG em Manaus, que, entre outras atividades, TAMBÉM desenvolve atividades de combate a pobreza.

Segundo, a situação do Brasil não se compara com a Africana, gostaria que antes de fazerem comentários como esse, as pessoas tivessem pelo menos o trabalho de ler as informações desta própria página. Mas vou repetir aqui algumas informações. Na áfrica 80% das população vive com menos de 2 dólares por dia. Ela possui três quartos da população que vive no MAIS BAIXO ESCALÃO DA POBREZA NO MUNDO(vivem com menos de 50 cents por dia). Aqui não existe salário mínimo, bolsa família, sistema único de saúde, nem educação pública.. NADA é oferecido de graça pelo governo. A média até agora da renda per capita das mulheres que estamos tentando ajudar aqui é de 40 cents por dia. em torno de 25 reais por mês, (menos da metade do que uma empregada doméstica cobra por uma DIÁRIA no Brasil). Em 2005 apenas 4,2% da população brasileira vivia com menos de 1 dólar por dia e com tendência de queda. O PIB brasileiro corresponde ao triplo do PIB de TODA A AFRICA. Aqui já deu pra perceber um pouco a diferença de realidade.. mas vamos continuar.. 

Terceiro, a fome. O Brasil passa por um processo de transição nutricional, a obesidade entre os mais pobres já é um problema mais prevalente que a própria desnutrição. Vou dar o exemplo do Quênia.. aqui apenas 6% da população é obesa. No Brasil em 2006 apenas 2,4% das crianças menores de 1 ano eram desnutridas, também com tendência de queda, taxa quase 10X menor do que na África. Existe uma diferença de 20 ANOS entre a expectativa de vida do Brasil e da África.

Quarto. Imagine que você, por alguma situação da vida, vai trabalhar em uma comunidade pobre de algum país da Africa. Nesta comunidade existem famílias vivendo com 30 reais por mês e existem crianças MORRENDO de fome por todos os lados. Qual seria seu pensamento e sua atitude? “Não vou fazer nada porque não estou no meu país”? Ou você tentaria fazer o possível e o impossível pra tentar melhorar a qualidade de vida dessas pessoas? Escolhemos a segunda opção.. acreditamos que a ajuda ao próximo não se restringe a barreiras territorias, credo, cor de pele, sexo ou idade.

Vou falar o que acho quem quiser pode dar sua opnião também.. o que acontece é que o brasileiro não tem o costume de ler, de analisar as estatísticas.. Vemos uma notícia passada pela mídia nos intervalos das novelas ou reality shows e achamos que sabemos da situação do Brasil e do Mundo.. 
O Brasil possui excelentes políticas e uma infinidade de recursos naturais.. pra ser o melhor país do mundo só falta o povo levantar da frente da TV, parar de olhar pelo menos um pouco só pro seu próprio umbigo e começar reivindicar seus direitos e exigir que essas políticas sejam cumpridas...

Gostaria de finalizar esse texto dividindo o Brasil em 4 grupos..
Existem aqueles que vivem num problema sem saber de sua existência(aqui também se enquadram aqueles que acham que sabem do problema)..
Existem aqueles que identificam o problema e apenas reclamam ou são indiferentes..
Existem aqueles que identificam o problema e propõem soluções..
E existem aqueles se dedicam a uma luta para solução do problema..